Translate

domingo, 27 de março de 2016

Folar de Valpaços


Ingredientes

1kg Farinha
12 Ovos + 1 Gema para pincelar
350g Gordura  (150g Manteiga/Margarina + 150g Banha + 50g Azeite)
30g Fermento de padeiro
1 Frango pequeno corado
1 Salpicão Pequeno
200g Presunto
1 Chouriço de carne
Salsa

Preparação

1.Para um alguidar peneire a farinha com um pouco de sal fino, faça cova no meio. Desfaça o fermento em 0,5 dl de água tépida, e deite na cova. Vá envolvendo.
2.Coloque os ovos, ainda inteiros e com a casca numa tigela e cobrem-se com água morna (não quente), para que fiquem com uma temperatura idêntica à da massa.
3.Abra os ovos para dentro da farinha (sempre ao centro). Vá trabalhando a partir do centro para os ovos serem absorvidos pela farinha.
4.Junte as gorduras num tacho e derreta em lume brando. Quando derretida, junte à massa e trabalhe tudo à mão ou com a ajuda de uma batedeira usado as pás de massas densas.
5.Adicione água até obter uma massa fina. De seguida, bata a massa com as duas mãos até esta que a massa desprenda completamente do alguidar. A massa está bem batida quando à superfície aparecem bolha do ar que se vai formando.
6.Polvilhe a massa com um pouco de farinha, cobra o alguidar com um pano e envolva com um cobertor. Coloque num local resguardado de correntes de ar e até possa receber de calor, mas indirectamente. 
7.Deixe levedar cerca de 2 horas. A massa está levedada quando atingir o dobro do volume.
8.Unte muito bem com banha, um tabuleiro que não tenha uma altura superior a 8cm.
9.Corte o chouriço e o salpicão às rodelas, o presunto às tiras e limpe o frango de ossos ou peles e corte em tiras tipo febras.
10.Divida a massa em três partes, sendo uma delas ser um pouco maior. Estenda esta parte maior e forre com ela o fundo e os lados do tabuleiro.
11.Espalhe por cima metade das carnes e salsa picada e cobra com a segunda parte da massa, sobre a qual se dispõem as restantes carnes e salsa.
12.Por fim tape o folar com a terceira parte da massa e una os bordos a esta camada final.
13.Deixe levedar novamente até que apareçam à superfície umas bolhas. Pincele com a gema de ovo batido e leve ao forno, bem quente, 45 minutos.

Preparação: com vontade de Páscoa
Tempo: cerca de 6 horas (incluído tempo de levedar)


Bom Apetite e Boa Páscoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário